Infiltração Guiada por Ultrassom

Infiltração Guiada por Ultrassom

Procedimento Guiado USG

Ultrassonografia é um método de imagem que se utiliza de ondas sonoras de alta frequência para produzir imagens dinâmicas em tempo real do corpo humano. Cada vez mais é utilizada para ajudar em diversas especialidades médicas para realização de punções e injeções em diferentes estruturas como músculos, tendões, ligamentos e articulações.

Com o avanço da tecnologia, os aparelhos têm se tornado cada vez menores e mais portáteis e com uma capacidade melhor de processamento de imagens, possibilitando seu uso em tempo real, point-of-care, para auxiliar no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

As infiltrações podem ser benéficas tanto para o diagnóstico como para tratamento de uma variedade de problemas envolvendo:

icon-1

Coluna

icon-2

Ombro

icon-3

Cotovelos

icon-4

Punhos e Mãos

icon-5

Pés e Tornozelos

icon-6

Quadril

icon-7

Joelhos

icon-8

Músculos e Tendões

A infiltração guiada por ultrassom trata diversas lesões. Agende sua consulta e fique livre das dores.

Lesões típicas para o uso de infiltração guiada por ultrassom

  • Osteoartrite;
  • Artrite reumatóide;
  • Lesões labrais;
  • Lesões musculares;
  • Lesões ligamentares;
  • Tendinopatias;
  • Bursopatias;
  • Condropatias em geral.

Infiltrações têm sido utilizadas para o tratamento de doenças inflamatórias e degenerativas, overuse e esportivas quando o tratamento convencional não atinge o efeito desejado.

Tratamentos geralmente utilizados são: corticosteroides, ácido hialurônico, plasma rico em plaquetas, proloterapia ou células tronco. Também pode ser usado para guiar punções de articulações para drenagem de líquido diferenciando processos inflamatórios de infecciosos bem como ser usada para guiar uma injeção de anestésico em uma determinada estrutura para saber se é ela que está causando a dor – bloqueio teste.

Benefícios da Infiltração Guiada por Ultrassom

O ultrassom aumenta em muito a acurácia da injeção, permitindo a visualização da agulha e da lesão em tempo real enquanto ela perfura o corpo e segue para a estrutura desejada. Isso assegura que a medicação seja injetada no local exato. Apesar de boas intenções, mesmo os melhores médicos com muita experiência clínica, injeções às cegas (realizadas sem auxílio de métodos de imagem) não são tão efetivas e em algumas articulações a taxa de acerto pode ser tão baixa quanto 30 a 40%, isso significa 4 acertos em cada 10 punções realizadas! Com o ultrassom a taxa de acerto para quase qualquer articulação sempre fica acima dos 90% e na maioria delas é muito próxima dos 100%. Adicionalmente, infiltrações guiadas por ultrassom têm se mostrado menos dolorosas que infiltrações as cegas.

Procedimento Guiado USG

Vantagens do Ultrassom

Para os pacientes e médicos, a utilização do ultrassom trás uma vantagem de trazer um acompanhamento em tempo real e dinâmico do procedimento, com visualização de todas as estruturas ao redor, protegendo-as do trajeto da agulha e diminuindo drasticamente as chances de complicações. A documentação do procedimento em vídeos e fotos é feita em tempo real e pode ser usada para visualização e acompanhamento posterior da lesão tratada.

Diversos métodos de imagem podem ser utilizados para guiar procedimentos, mas o ultrassom tem muitas vantagens distintas:

  1. Ao contrário da Tomgrafia, RX e Fluoroscopia (rx em tempo real) o ultrassom não emite radiação.
  2. Ultrassom permite ver partes moles e partes ósseas das articulações, o rx não visualiza partes moles.
  3. O ultrassom é dinâmico, permite mobilização e visualização da imagem em tempo real, já o RX e Tomografia necessitam ser realizados a cada mudança no posicionamento da agulha.
  4. Ultrassom consegue identificar líquidos melhor que radiografias convencionais e visualiza seu acúmulo ao redor de articulações, tendões, músculos, nervos e outras estruturas.
  5. Tomografia também é usada com frequência para auxiliar em injeções e com ela temos uma visão tri-dimensional (3D) das articulações e regiões a serem estudadas, contudo para realização desta técnica é necessária uma dose enorme de radiação, o aparelho tem um custo elevado e o tempo para realização é alto.
  6. O ultrassom tem se mostrado tão efetivo e com índice de acerto tão alto como essas modalidades, com custo menor, melhor visualização das estruturas ao redor em tempo real e sem a associação da radiação.

Riscos da Infiltração Guiada por Ultrassom

As infiltrações guiadas por ultrassom já são extensivamente estudadas e tem mostrado um baixíssimo índice de complicações e erros.

Os riscos associados com esses procedimentos são os mesmos de qualquer tipo de injeção: redução incompleta da dor; sangramento; lesão de estruturas adjacentes e infecção. O uso do ultrassom reduz em muito esses riscos por permitir a visualização direta da agulha e do trajeto que ela realizará durante seu percurso até o local desejado.