Reimplante de Extremidades

Reimplante de Extremidades

Amputei meu dedo/mão o que fazer?!

Primeiramente peça ajuda e mantenha a calma. Enquanto a ajuda não chega faça um curativo compressivo com bandagens estéreis ou limpas para conter o sangramento do local. Não aplique torniquetes ou faça garrotes no membro pois você pode piorar a lesão ou causar mais danos. A maioria dos sangramentos cessa com uma boa compressão do local.

 

Reimplante de ExtremidadesA extremidade amputada deve ser embrulhada com gaze umedecida com soro fisiológico ou ringer lactato. Coloque-a dentro de um saco plástico. Coloque esse saco plástico com a extremidade dentro de um recipiente com gelo e água. *IMPORTANTE – nunca coloque a extremidade amputada diretamente em contato com o gelo e nunca congele a extremidade amputada*.​

 

Os tecidos têm uma capacidade de sobrevivência em torno de 4 a 6 horas se não forem resfriados e podem suportar até 12 horas se forem resfriados (tecidos com maior quantidade de tecido muscular costumam suportar menos horas de isquemia).

Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Não tome líquidos ou consuma alimentos pois você deve estar preparado para ser operado imediatamente que chegar, lembre-se que é necessário um jejum de 8 horas para uma boa anestesia com menores riscos de complicações (você será anestesiado tendo consumido alimentos ou não, visto que é uma emergência e estamos correndo contra o tempo, mas lembre-se que quanto mais tempo de jejum menor os riscos de complicações anestésicas);

 

​Providenciar transporte rápido para um pronto socorro com referência de cirurgia da mão e reimplantes. Em cidades e locais que não haja essa disponibilidade, procurar o pronto-socorro mais próximo que posteriormente será referenciado para serviço de reimplante.

 

Os primeiros passos para o atendimento de uma extremidade amputada são extremamente importantes para garantir a viabilidade da estrutura a ser reimplantada.

 

Resumo dos 5 passos para o 1º atendimento:

 

  1. Mantenha a calma;
  2. Curativo compressivo no membro amputado para cessar o sangramento;
  3. Acondicione corretamente a extremidade amputada;
  4. Não ingerir nada;
  5. Transporte para pronto-socorro.

 

Compartilhe este texto, assim mais pessoas podem ter a chance de ter uma extremidade reimplantada.

 

Na foto o pós operatório imediato de um reimplante de polegar, mostrando que há irrigação após compressão da ponta do dedo com a pinça.

Reimplante de Extremidades
Reimplante de Extremidades
Reimplante de Extremidades
WhatsApp chat